10 Exemplos de Pontos Fortes e Fracos para Entrevistas de Emprego

Aprenda a responder perguntas sobre pontos fortes e fracos na sua próxima entrevista de emprego.

É muito comum que gerentes de contratação perguntem sobre seus pontos fortes e fracos durante uma entrevista de emprego. Como qualquer pergunta, sua resposta tem peso. O propósito de uma entrevista é avaliar sua capacidade de fazer o trabalho. Pense nisso como uma oportunidade de destacar suas qualidades positivas e demonstrar uma mentalidade de crescimento.

Todo mundo tem pontos fortes e fracos. Responder a essa pergunta lhe dá a oportunidade de fornecer um exemplo contextual de como você usa seus pontos fortes para brilhar e como você trabalha para melhorar quaisquer fraquezas que sejam relevantes para a função. 

Saiba por que os entrevistadores fazem essa pergunta, exemplos de pontos fortes e fracos e sugestões para ajudar você a responder com sabedoria.

Por que os empregadores fazem perguntas de entrevista sobre pontos fortes e fracos

Por que os empregadores fazem perguntas de entrevista sobre pontos fortes e fracos

Esta pergunta comum é uma ferramenta útil para entrevistadores entenderem sua personalidade e estilo de trabalho. Quando gerentes de contratação perguntam sobre seus pontos fortes e fracos, eles avaliam algumas coisas:

  • Como você conduz uma autoavaliação
  • Se você está ciente de seus traços positivos e como você os utiliza no local de trabalho
  • Se você consegue lidar com suas fraquezas e como você trabalhou para melhorá-las
  • Como suas habilidades e características irão equilibrar as dos membros atuais da equipe

Estratégias para falar sobre pontos fortes

Pode ser útil refletir primeiro sobre essa questão da perspectiva do gerente de contratação. Quais qualidades ou competências eles estão procurando nessa função específica? Considere como você pode alavancar seus pontos fortes para se alinhar a uma competência-chave da descrição do cargo.

Para seus pontos fortes, seja confiante. Esta é sua chance de destacar o que faz de você uma ótima opção para o trabalho. Mencione um ou dois pontos fortes principais e dê exemplos de como você os usou no local de trabalho. Se você puder comprovar isso com resultados mensuráveis, melhor ainda. Reflita sobre estas duas perguntas ao formular sua resposta:

  • Por que você é bom em X?
  • Como o X ajuda você no trabalho?

Uma estrutura de exemplo para uma resposta pode ser semelhante a:

Eu sou [Diga seu ponto forte]. Aprendi isso por meio de [COMO VOCÊ DESENVOLVEU SEU PONTO FORTE], e isso me permitiu [IMPACTO do seu PONTO FORTE] no meu trabalho/experiência atual/anterior.

Ao abordar essa questão, pense nas qualidades positivas que você incorpora e nas habilidades que você possui que lhe servem bem no local de trabalho. Considere esta lista de pontos fortes: 

  • Empreendedor
  • Orientado para os detalhes
  • Colaborativo
  • Criativo
  • Empático
  • Apaixonado
  • Solucionador de problemas
  • Flexível
  • Paciente
  • Honesto
  • Dedicado
  • Positivo
  • Habilidades de liderança
  • Jogador de equipe
  • Habilidades de escrita
  • Especialista em uma habilidade ou software específico

Respostas eficazes para destacar seus pontos fortes em uma entrevista

Esses exemplos podem lhe dar uma ideia do tipo de resposta estruturada. Eles demonstram que você está confiante nessa força e que a usará para ter sucesso nessa função específica.

1. Colaborativo

Sou muito colaborativo. Sempre gostei de trabalhar em equipes e esse é um dos meus atributos mais fortes. No meu trabalho anterior como analista de pesquisa de marketing, liderei um projeto que envolvia diversas partes interessadas, grupos de foco e extensa pesquisa de campo, o que me ensinou sobre minha capacidade de inspirar outras pessoas em situações estressantes. O cliente usou nossos insights para criar um produto sustentável (ambiental e financeiramente).

2. Conhecimento técnico

Adoro me manter atualizado com as tendências do setor de tecnologia. Da minha função atual, conheço muito bem os detalhes do SAP, então posso antecipar problemas antes que eles surjam. Fico animado em mexer com gadgets na minha vida pessoal, e essa característica tem sido útil no local de trabalho quando conheço um software ou programa intimamente.

3. Orientado para os detalhes

Como criador de conteúdo, adoro fazer brainstorming de novas abordagens para atingir nossos consumidores. Mas sou mais conhecido pela minha atenção aos detalhes. Eu me importo muito com a escolha das palavras porque acredito que uma linguagem precisa pode transformar uma peça de boa para ótima (e nunca perco um prazo). Meus blogs e artigos têm um bom desempenho consistente e chegam ao topo das pesquisas do Google. 

4. Atitude positiva

Minha atitude positiva é definitivamente um dos meus pontos fortes. Fui garçom de restaurante, tutor e auxiliar de saúde na última década, todos empregos que exigem muita energia e resistência. Posso ver uma situação de várias perspectivas e ter empatia com meus clientes, alunos e pacientes para entender suas necessidades a qualquer momento.

5. Resolução de problemas

Sou uma pessoa orientada para soluções e aprendo rápido. Na minha função como engenheiro elétrico, aprendi a ter um bom desempenho sob pressão ao projetar equipamentos porque nossa equipe não conseguiria ganhar um contrato a menos que produzíssemos os projetos rapidamente, com o mínimo de recursos possível. Nessas circunstâncias, não tenho medo de fazer perguntas para descobrir o desafio. Faço uma extensa pesquisa para cada cliente, para poder estar mais preparado.

O que responder quando o entrevistador pergunta sobre minha maior fraqueza?

Todos nós temos fraquezas — isso é apenas uma parte de ser humano. Mas sua capacidade de reconhecer uma fraqueza e trabalhar para melhorar pode, na verdade, ser uma força. A chave para falar sobre suas fraquezas é parear a autoconsciência com uma ação e um resultado:

  • Qual é a fraqueza?
  • O que você tem feito para melhorar?
  • Como essa melhoria teve um impacto positivo no seu trabalho?

Variações da questão das fraquezas

Seu entrevistador pode abordar essa questão de diferentes maneiras, então você vai querer estar preparado para as possibilidades. Variações podem incluir:

  • Qual seu atual gerente/colegas diriam que é sua maior fraqueza?
  • Qual característica você mudaria em si mesmo, se pudesse?
  • Como você se recupera de erros?
  • Em quais áreas da sua carreira você acha que poderia melhorar?

Explicar que você está ciente de uma fraqueza específica e tomou medidas para melhorar é um sinal de maturidade e motivação que é atraente para os empregadores. Uma estrutura de exemplo para uma resposta pode ser assim:

Eu costumava ter problemas com [FRAQUEZA]. Tenho trabalhado para resolver isso por meio de [AÇÃO], e percebi que estava melhorando por causa de [IMPACTO].

Ao se preparar para discutir suas fraquezas, escolha uma que lhe dê a chance de demonstrar crescimento e entusiasmo pelo aprendizado. Algumas fraquezas que você pode selecionar para sua resposta incluem: 

  • Autocrítico
  • Inseguro
  • Desorganizado
  • Propenso à procrastinação 
  • Desconfortável ao falar em público
  • Desconfortável com a delegação de tarefas
  • Avesso ao risco
  • Competitivo 
  • Sensível/emocional
  • Introversão ou extroversão extrema
  • Experiência limitada em uma habilidade ou software específico

Exemplos de respostas para “Quais são suas fraquezas?”

É normal se sentir desconfortável com a perspectiva de expor suas fraquezas a um potencial empregador. Mas lembre-se, esta é uma oportunidade de mostrar sua capacidade de avaliar honestamente seu desempenho, responder ao feedback de forma positiva e melhorar continuamente — características essenciais em quase qualquer função.

Explore os exemplos a seguir para ajudar você a formular sua resposta.

1. Autocrítica

Posso ser bastante crítico comigo mesmo, o que pode levar a uma conversa interna negativa e eventual esgotamento. Descobri que posso evitar isso registrando minhas metas, objetivos e resultados-chave e reservando um tempo para celebrar marcos e conquistas, grandes e pequenos. Isso não só me ajuda a focar em como estou beneficiando a equipe, mas também me ajudou a melhorar na priorização de minhas tarefas de maior impacto.

2. Medo de falar em público

Sou uma pessoa naturalmente tímida. Desde criança, sempre me senti nervoso ao fazer uma apresentação para a classe, e isso se refletiu no ambiente de trabalho. Alguns anos atrás, liderei um grande projeto e me pediram para apresentá-lo aos membros do conselho. Eu estava muito nervoso, mas percebi que tinha que superar esse medo. Inscrevi-me no Toastmasters como uma forma de praticar falar em público. Isso não só me ajudou a passar pela primeira apresentação, mas também me ajudou a me sentir mais confiante como líder. Agora estou ajudando minha própria equipe a desenvolver habilidades de apresentação.

3. Procrastinação

A procrastinação tem sido um mau hábito meu há muito tempo. Acho que vem do medo do fracasso, para ser honesto. No meu último emprego como corretor imobiliário, manter-se em dia com compromissos e papelada crítica era essencial para o sucesso. Comecei a usar o Google Agenda e aplicativos como o Trello para gerenciar melhor meu tempo. Riscar coisas da minha lista de tarefas me faz sentir realizado, e aprendi a lidar com tarefas mais difíceis no início do dia, quando me sinto revigorado e menos propenso a adiá-las. 

4. Problemas com delegação de tarefas

Sou um pouco perfeccionista, então às vezes tenho dificuldade em delegar tarefas aos meus colegas de equipe. Isso me levou a assumir muita coisa. Como gerente, tentei ser intencional em reconhecer os pontos fortes daqueles na minha equipe e delegar tarefas que correspondem a esses pontos fortes. Foi difícil no começo, mas vi que, ao comunicar expectativas claras e confiar na minha equipe, eles superam as expectativas e consigo gerenciar projetos com mais eficiência.

5. Falta de experiência com habilidade ou software

Não tive tanta experiência com Python quanto gostaria. Quando decidi fazer uma mudança para análise de dados, sabia que precisaria usar uma linguagem de programação estatística para executar análises eficientes. Inscrevi-me em um curso Python para Todos e descobri que realmente adoro. Estou animado para começar a aplicar as técnicas que estou aprendendo para ajudar a tornar meu fluxo de trabalho mais eficiente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top